Esse é um grande medo de todas as pessoas que tem catarata. Como a catarata atinge muitas pessoas, isso acaba sendo uma dúvida muito comum no dia a dia do consultório. Nesse artigo irei tirar todas suas dúvidas sobre isso e responder essa questão de uma vez por todas.
O que é Catarata?
Todos nós nascemos com o Cristalino que é a lente natural dentro do olho. Ele tem a função de focar as imagens de longe e de perto. Ele nasce transparente, contudo, com o passar dos anos ele vai tornando-se progressivamente opaco. Quando o cristalino apresenta essas opacidades é então denominada a Catarata.
Isso é um processo natural e todos iremos passar por ele, algumas pessoas perto dos 50 anos e outras perto dos 80, mas na média os brasileiros apresentam catarata aos 65 anos.
Como é formada a Catarata?
Existem vários tipos de catarata, a depender da sua origem. Por exemplo, a catarata congênita é aquela que surge ao nascimento e está relacionada com problemas dentro do útero da mãe. Já a Catarata Traumática acontece, como o próprio nome diz, após uma batida forte nos olhos. Contudo, o principal tipo de Catarata é a Catarata Senil, ou seja, aquela que acontece por um processo natural de envelhecimento.
A Catarata Senil acontece por diversas alterações na estrutura do cristalino, entre elas: (1) compactação das fibras do cristalino; (2) mudança química e estrutural nas proteínas do cristalino, diminuindo sua transparência; (3) pigmentação das proteínas cristalinianas.
A catarata pode deixar cego?
A resposta para essa pergunta é SIM, a catarata pode sim deixar a pessoa cega. Na verdade, a catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo, ou seja, aquele tipo de cegueira que pode ser curada com algum tratamento. E isso é uma boa notícia, quer dizer que se o único problema no olho do paciente for a catarata, ele poderá recuperar toda a visão com a cirurgia de catarata! Todos nós conhecemos alguém ou já ouvimos falar sobre a Cirurgia de Catarata, já que a Catarata é uma doença que atingirá praticamente todas as pessoas. Ela faz parte do envelhecimento, assim com o cabelo branco, as rugas, etc.
Conheça os perigos da catarata total
Nós chamamos de Catarata Total a catarata que atinge seu último estágio de desenvolvimento, ficando totalmente opacada e branca. Nessa fase é quando ela está tão grande que pode deixar o paciente cego.
O grande problema disso é que essa catarata não possibilita o exame completo dos olhos, principalmente do fundo do olho. Isso pode esconder outras doenças que prejudicam a visão, como glaucoma, descolamento de retina ou cicatrizes na retina. Para tentar amenizar esse problema, sempre fazemos um ultrassom dos olhos nesses casos, pois ele é capaz de detectar problemas grosseiros, como descolamentos de retina. Contudo, muitas vezes só iremos saber se realmente tem mais algum problema nos olhos após remoção da catarata e eventualmente podemos ter surpresas desagradáveis, como glaucomas avançados ou cicatrizes na retina que não permitem com que a visão melhore, mesmo com uma cirurgia de catarata perfeita. Felizmente esses casos são raros e na grande maioria das vezes a visão pode ser completamente restaurada.
Qual é o melhor tratamento para catarata atualmente?
Atualmente o único e melhor tratamento para catarata é a cirurgia. A cirurgia de catarata evoluiu muito nos últimos 20 anos e atualmente pode ser feita apenas com colírio de anestesia, sem injeções, sem uso de tampão que oclui os olhos, e com retorno as atividades diárias em poucos dias, com uma taxa de complicação menor que 1% nos maiores estudos internacionais. Além disso, a cirurgia de catarata é uma ótima oportunidade para quem quer se livrar dos óculos. Como na cirurgia sempre é implantado uma lente para substituir o cristalino que está fosco, com essa mesma lente podemos corrigir o grau. Para isso, existem diversos tipos de lentes, sendo que as mais simples corrigem apenas a catarata e costuma sobrar um pouco de grau, mas as mais modernas conseguem também corrigir todo o grau e diminuir muito a dependência dos óculos.
Você já deve ter ouvido sobre tratamento alternativos para a catarata. Nesse post eu falei sobre os colírios e outros tipos de tratamento, clique no link para saber mais!
Tem algum desses sintomas ou precisa de uma consulta oftalmológica? Entre em contato para o agendamento de uma consulta.
Opte sempre por profissionais qualificados e com experiência, a saúde dos seus olhos é um dos nossos bens mais preciosos.
Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.