A pupila é a abertura presente na íris (colorido do olho). Geralmente ela é redonda, pequena e regular. Ela tem a função de abrir e fechar de acordo com a quantidade de luz no ambiente. Isso nos dá o conforto necessário para ficar em ambientes claros e escuros. Contudo, em alguns pacientes ela pode estar deformada, principalmente após traumas, cirurgias complicadas ou inflamações oculares (uveítes).
Quando a pupila está dilatada ou deformada, ela não faz mais sua função de controle da luz e isso pode causar vários sintomas, como fotofobia (sensibilidade excessiva à luz), embaçamento visual ou visão dupla. Nesses casos pode ser necessário realizar uma plástica na pupila através de micro-pontos na íris. O procedimento é realizado com anestesia local no centro cirúrgico e pode ser feito associado a cirurgia de catarata ou transplantes de córnea. Na cirurgia são feitos pontos para deixar a pupila menor e mais próxima do aspecto fisiológico, ou seja, do aspecto normal.
É importante entender que o objetivo não é deixar a pupila perfeitamente redonda, algo que é muito difícil de conseguir. O objetivo é deixá-la menor, centrada e com melhor aspecto para melhorar os desconfortos do paciente. Mesmo assim, geralmente a uma certa distância e a olho nu não é possível ver as irregularidades após a cirurgia.
Sou especialista na cirurgia de pupiloplastia, tendo realizado em diversos casos diferentes (como traumas, cirurgias complicadas, entre outros). Caso você esteja procurando um profissional nesta área, agende uma consulta através do botão do WhatsApp.
Acompanhe os principais artigos sobre Catarata em meu Blog.