(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Crosslinking de Córnea – Mudando o futuro do Ceratocone

Crosslinking de Córnea - Mudando o futuro do Ceratocone

O ceratocone é uma doença que tende a ser progressiva, principalmente na infância e adolescência, e também nos pacientes que coçam os olhos. Mas o Crosslinking de Córnea pode estar mudando o futuro de quem tem Ceratocone. O grande problema da progressão é que ela é acompanhada de piora da visão e aumento do grau. Além disso, pode fazer com que pacientes que antes ficavam com boa visão apenas com óculos passem a precisar de lentes de contato, implante de anel intraestromal (de Ferrara) ou até transplante de córnea.

 

Crossliking de Córnea

O nosso maior objetivo é diagnosticar cada vez mais precocemente o ceratocone e detectar com precisão a sua progressão. Assim, podemos realizar o Crosslinking de córnea no momento certo e reduzir de forma brutal o seu risco de progressão. O crosslinking de córnea consiste na aplicação de luz ultravioleta (UVA) após o uso de um colírio de Riboflavina (Vitamina B2) para sensibilizar a córnea. O protocolo mais moderno, o Fast Crosslinking, consiste na aplicação do colírio por 10 minutos e da luz UVA por mais 10 minutos.

É um procedimento indolor de ser realizado, contudo o pós-operatório pode ser um pouco desconfortável. É comum sentir irritação, ardência, sensação de areia e embaçamento visual nos primeiros 10 dias da cirurgia. Depois, os incômodos acabam, mas a visão pode ficar um pouco embaçada por até 3 meses. A efetividade do tratamento gira em torno de 80 a 90% dos casos, ou seja, apenas 10% dos casos pode sofrer alguma progressão após o tratamento. Nesses casos, pode ser necessária uma segunda aplicação do tratamento.

 


 

A principal função do Crosslinking de córnea é estabilizar o ceratocone e não melhorar a visão. Alguns pacientes podem até ter redução do grau e melhora da visão após a cirurgia, mas alguns também podem até piorar um pouco a visão por alguma eventual cicatriz do procedimento (processo chamado Haze, geralmente transitório e nos primeiros meses).

O crosslinking de córnea é indicado em todos os pacientes com ceratocone que apresentam progressão da doença, geralmente quando tem aumento na curvatura (grau) da córnea em 1 D em 1 ano ou 0,75 em 6 meses. Além disso, temos a tendência de fazer o procedimento em todos que diagnosticam o ceratocone com menos de 20 anos, pois os estudos internacionais mostram que em média 88% deles apresentarão progressão. Procure sempre um profissional especializado e com ampla experiencia em Ceratocone para uma avaliação e tratamento.

Artigos relacionados

Escreva uma resposta