(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Catarata

Conheça um pouco mais sobre esta doença

O que é catarata?

Todos nós temos uma lente natural dentro do olho chamado Cristalino. A sua função é focar a luz e as imagens na retina. Essa lente é naturalmente transparente, contudo, com o passar dos anos ela vai se tornando opaca e fosca, formando a catarata.

catarata

 

Geralmente essa opacificação é lenta e progressiva, mas acontece de forma contínua. A única forma de tratamento é a cirurgia, não existindo colírios ou exercícios que curem ou parem a progressão da catarata. Além disso, óculos também não melhoram a visão quando se tem catarata e muitas vezes não vale a pena o gasto da troca de um óculos, pois terá pouca melhora na visão.

 

Existem vários tipos de catarata, como traumática (após uma batida no olho), metabólica (como em diabéticos), relacionada a medicamentos (como corticoides) e a relacionada a idade, que é disparada a forma mais comum de catarata. A idade média dos brasileiros operarem catarata são 65 anos, tornando-se uma cirurgia cada vez mais comum devido ao envelhecimento da população.

Quais os sintomas da catarata?

A catarata causa uma piora progressiva da visão. Essa piora pode ser sentida pelo embaçamento visual, ou seja, dificuldade para identificar pessoas, ler placas ou ler letras pequenas. Além disso, a catarata também diminui o contraste e a nitidez das cores, fazendo com que tudo fique mais fosco e sem cor.

 

A catarata também pode causar distorções na luz, com halos e círculos (halos) ao redor das luzes, notado principalmente nos faróis e semáforos a noite. A catarata pode levar a cegueira em casos avançados, mas na grande maioria das vezes a cegueira é reversível com a cirurgia.

 

halos catarata

Como é feito o diagnóstico da catarata?

A catarata é suspeitada em pessoas geralmente acima dos 50 anos que começam a ter dificuldade para visão de longe, perto ou ofuscamento. O diagnóstico somente pode ser feito em uma consulta oftalmológica através de exames específicos.

 

Com um aparelho especial conseguimos examinar dentro dos olhos e ver se o cristalino está opacificado, configurando a catarata. Além disso, é fundamental a avaliação com um especialista para definir se a catarata é a responsável pela baixa visual, pois diversas outras doenças oculares podem deixar a visão mais fraca e, caso elas existam, a cirurgia de catarata não ajudará em nada.

 

catarata nuclear oftalmologia

Quais os fatores de risco para catarata?

A catarata relacionada a idade é a principal causa de catarata, e como diz seu nome, o principal fator de risco é a idade. Além dela, a exposição a luz ultravioleta em áreas muito ensolaradas e o hábito de fumar fazem com que a catarata apareça mais precocemente.

Qual o tratamento para a Catarata?

Como a Catarata é uma alteração no cristalino, uma estrutura que está dentro dos olhos, o único tratamento existente é a Cirurgia de Catarata. Infelizmente não existe comprovação científica para exercícios, colírios ou ou qualquer outro tratamento para catarata (saiba mais nesse artigo do meu blog).

 

A Cirurgia da Catarata como conhecemos hoje se iniciou em 1967 com o desenvolvimento do aparelho de Facoemulsificação (Faco) por Charles Kelman. Antes disso já existia tratamento desde a Grécia Antiga, contudo sempre de forma muito rudimentar e com muitas complicações.

A Faco revolucionou a cirurgia de catarata por permitir dissolver a catarata com um ultrassom especial e aspirá-lo através de uma pequena incisão na córnea. Desde o seu desenvolvimento, os aparelhos e as técnicas cirúrgicas se desenvolveram enormemente, tornando-se hoje uma das cirurgias mais realizadas no mundo, com elevadíssimo grau de segurança.

Atualmente a cirurgia é feita com micro-corte de aproximadamente 2 milímetros pelo qual é feito a aspiração da catarata e implantada a lente intraocular. 

 

Veja mais sobre a cirurgia de catarata aqui.

 

lente multifocal catarata cirurgia oftalmologia

Quais tipos de lente posso implantar na cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata sempre acompanha a implantação de uma lente intraocular, ou seja, uma lente dentro do olho. Essa lente é responsável pela correção do grau, seja parcial ou completamente, a depender da sua tecnologia. Além disso, essa lente é definitiva e ficará dentro dos olhos para o resto da vida, não saindo do lugar e não podendo ser trocada, salvo em casos muito raros e especiais. A troca da lente sempre envolve riscos e evitamos a qualquer custo. 

 

 

tipos de lente catarata

 

 

Monofocal x Multifocal

A Lente Multifocal é a melhor lente para dar independência dos óculos, pois ela proporciona visão de longe, intermediário e perto em ambos os olhos, deixando de 96 a 98% dos pacientes livre dos óculos. São as lentes mais modernas do mundo, trazendo toda tecnologia de ponta da oftalmologia. É a lente ideal para quer não quer mais usar óculos após a cirurgia. É importante entender que ela depende de boa luminosidade, pois divide a luz em três pontos. Além disso, alguns pacientes podem ver halos ao redor das luzes de postes e faróis durante a noite, principalmente nos primeiros meses.

 

Já a lente Monofocal tem apenas um ponto de foco, ou seja, concentra 100% da energia luminosa em um ponto, seja para perto ou para longe. Nesse caso o paciente escolhe se terá uma visão para longe com os dois olhos e usará um óculos para perto, ou se faremos uma visão balanceada, deixando um olho para perto e outro para longe.

 

Saiba mais sobre os tipos de lente.

Cirurgia de catarata

Conheça tudo sobre o procedimento

Blog:

Acompanhe os principais artigos sobre Catarata em meu Blog.

cirurgia de catarata

A catarata pode deixar cego?

    Esse é um grande medo de todas as pessoas que tem catarata. Como...
Leia mais
remédio colírio catarata

Existe remédio ou colírio para Catarata?

  A catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo, ou seja, aquele...
Leia mais
visão embaçada

5 motivos por que podem deixar a visão embaçada

  A visão é um dos nossos principais sentidos, se não o principal. Isso faz...
Leia mais

Tratamento Catarata

Cuidados pós-operatório
Iniciar conversa
1
Olá, você está em busca de algum tratamento para doenças oculares? Envie sua mensagem por Whatsapp agora mesmo. Clique no botão abaixo.