O cross-linking de córnea é um excelente tratamento para estabilizar a progressão do ceratocone. A cirurgia em si é rápida, indolor e até um pouco tediosa, mas o pós-operatório pode ser um pouco chato. Como é feita uma raspagem na camada superficial da córnea, a maioria das pessoas sentem o olho muito sensível e irritado nos primeiros dias. É comum a sensação de areia, ardência, lacrimejamento, fotofobia e dificuldade para abrir os olhos nos primeiros dias após a cirurgia. Além disso, a visão costuma ficar embaçada na primeira semana.
Esses desconfortos são mais comuns nos primeiros dias e vão melhorando aos poucos, geralmente sumindo dentro de 5 dias. A visão vai melhorando progressivamente dentro de 15 a 30 dias, mas pode ficar um pouco mais embaçada do que era antes da cirurgia.
Na cirurgia é colocada uma lente de contato sem grau como forma de curativo. Essa lente é removida com 1 semana de cirurgia. Depois disso, uma nova consulta é feita em 2 meses e 6 meses de pós-operatório. Depois disso, costuma ser a cada 6 a 12 meses.
Geralmente o afastamento das atividades é de 15 dias e os dois olhos podem ser operados no mesmo dia. O crosslinking consegue estabilizar o ceratocone em 80-90% dos casos. Nos raros casos em que há progressão mesmo com sua realização, pode ser realizada uma nova aplicação da cirurgia.
É muito importante a proteção do sol, pois a luz ultravioleta dele pode deixar alguma cicatriz na cirurgia. Para evitar isso, é obrigatório o uso de Óculos Escuros com Proteção UV sempre que sair ao Sol no primeiro ano após a cirurgia. Nunca se deve coçar os olhos, mesmo após a cirurgia. É recomendado manter o uso dos colírios antialérgicos.
Acompanhe os principais artigos sobre Ceratocone em meu Blog.