(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Transplante Endotelial (DMEK)

Conheça mais sobre este procedimento

Transplante Endotelial (DMEK)

O transplante endotelial da córnea é uma das cirurgias mais desafiadoras da oftalmologia, mas também uma das mais bonitas. É feita a troca de uma finíssima camada de células (1/6 de um fio de cabelo, aproximadamente 10 a 20 µm) e essa camada precisa colar na córnea receptora do paciente.

Primeiros dias do transplante

Para isso é colocado uma bolha de ar dentro olho para ela que ela pressione o enxerto contra a córnea e assim ele cole… e essa é a parte chata da recuperação, pois é fundamental que o paciente fique deitado e olhando para o teto dentro das primeiras 48h, e as vezes até um pouco mais. Vamos entender isso um pouco melhor: Quando ficarmos em pé, a bolha de ar sobe dentro do olho, pela sua menor densidade, e acaba descobrindo uma parte do enxerto, como podemos ver na figura abaixo:

 

Dmek 1

 

No entanto, quando ficamos deitados, a bolha de ar também sobe, mas dessa vez pressionando toda a córnea acima e cobrindo todo o enxerto. Essa pressão sobre o transplante é o que faz ele colar, por isso essa posição é importante. Sendo assim, a recomendação é que nas primeiras 48h após o transplante o paciente fique deitado 90% do seu dia, sempre olhando para o teto e com travesseiro bem baixo. Pode levantar-se para ir ao banheiro e para comer, mas durante poucos minutos.

 

Dmek 2

 

Aos poucos o ar vai sendo reabsorvido e geralmente dentro de 3 a 4 dias não tem mais nenhum ar dentro do olho. Na maioria dos casos o transplante cola completamente com essas 48h, mas em 20% dos casos é necessária uma nova colocação de ar e novo repouso por 48h. Na grande maioria dos casos o enxerto cola na segunda aplicação de ar.

Recuperação da visão

Nos primeiros dois dias da cirurgia, quando ainda tem bastante ar dentro do olho, a visão é ruim porque o ar distorce a visão. É normal a visão bem embaçada nas primeiras 48 horas. Depois, a bolha vai sendo reabsorvida aos poucos e a visão vai clareando nos dias seguintes.

 

A melhora da visão depende muito de como estava antes da cirurgia. Quando a córnea tinha pouco inchaço antes do transplante, geralmente em 1 semana a visão já está próxima do 100%. Contudo, se havia muito edema antes do transplante, pode levar até 3 meses para uma recuperação da visão.

Visitas ao Oftalmologista

O paciente precisa voltar algumas vezes ao consultório, principalmente nos primeiros dias da cirurgia. Geralmente tem uma visita no primeiro, terceiro e sétimo dia de pós-operatório. Caso esteja tudo bem com o transplante, terá uma nova visita no 15° pós-operatório e depois com 1 e 3 meses de cirurgia. Após esse período, será feito um acompanhamento de rotina a cada 6 a 12 meses.

Córnea

Conheça tudo sobre esta doença ocular

Blog:

Acompanhe os principais artigos sobre Córnea em meu Blog.

Transplante de Córnea Endotelial

Transplante de Córnea Endotelial

O transplante de córnea consiste na troca de uma estrutura que fica na frente dos...
Leia mais
Iniciar conversa
1
Olá, você está em busca de algum tratamento para doenças oculares? Envie sua mensagem por Whatsapp agora mesmo. Clique no botão abaixo.