A catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo, ou seja, aquele tipo de cegueira que pode ser curada com algum tratamento. Todos nós conhecemos alguém ou já ouvimos falar sobre a Cirurgia de Catarata, já que a Catarata é uma doença que atingirá praticamente todas as pessoas. Ela faz parte do envelhecimento, assim com o cabelo branco, as rugas, etc. Que a Cirurgia de Catarata é um meio seguro e eficaz para resolver esse problema, todos nós também já sabemos, mas será que existe um remédio ou colírio que também pode resolver esse problema? Essa é uma pergunta muito comum no consultório e hoje vou trazer o que temos de novidades sobre isso.
O que é Catarata?
Todos nós nascemos com o Cristalino que é a lente natural dentro do olho. Ele tem a função de focar as imagens de longe e de perto. Ele nasce transparente, contudo, com o passar dos anos ele vai tornando-se progressivamente opaco. Quando o cristalino apresenta essas opacidades é então denominada a Catarata.
Isso é um processo natural e todos iremos passar por ele, algumas pessoas perto dos 50 anos e outras perto dos 80, mas na média os brasileiros apresentam catarata aos 65 anos.
Como é formada a Catarata?
Existem vários tipos de catarata, a depender da sua origem. Por exemplo, a catarata congênita é aquela que surge ao nascimento e está relacionada com problemas dentro do útero da mãe. Já a Catarata Traumática acontece, como o próprio nome diz, após uma batida forte nos olhos. Contudo, o principal tipo de Catarata é a Catarata Senil, ou seja, aquela que acontece por um processo natural de envelhecimento.
A Catarata Senil acontece por diversas alterações na estrutura do cristalino, entre elas: (1) compactação das fibras do cristalino; (2) mudança química e estrutural nas proteínas do cristalino, diminuindo sua transparência; (3) pigmentação das proteínas cristalinianas.
Existe Remédio ou Colírio para Catarata?
Um dos objetivos da ciência e dos pesquisadores é desenvolver novos tratamentos para as doenças, sempre buscando as formas mais eficazes e menos invasivas. Sendo assim, seria ótimo se tivéssemos um tratamento para a catarata que não fosse a cirurgia, seja pelo uso de colírios ou outros remédios.
Pensando nisso, já existem pesquisas de uma substância chamada Lanosterol, descoberta em 2015 por um grupo de pesquisadores chineses. No estudo eles identificaram que essa substância era deficiente em casos de catarata congênita (ou seja, o tipo que aparece desde o nascimento). Desde então diversos testes foram feitos com essa substância em animais e também in vitro, com alguns resultados promissores e outros nem tanto assim. No geral essa substância melhora um pouco a transparência do cristalino, mas não resolve completamente a catarata. Sendo assim, ainda existe várias dúvidas: (1) como ainda não foram feitos testes em humanos, será que é uma droga segura?; (2) será que essa substância consegue deixar o cristalino transparente a ponto da visão ser satisfatória?; (3) como ficará o grau do olho com essa droga?
Ou seja, atualmente não temos opções viáveis, seguras ou comprovadas para resolver a catarata com uso de colírios ou remédios.
Qual é o melhor tratamento para catarata atualmente?
Atualmente o único e melhor tratamento para catarata é a cirurgia. A cirurgia de catarata evoluiu muito nos últimos 20 anos e atualmente pode ser feita apenas com colírio de anestesia, sem injeções, sem uso de tampão que oclui os olhos, e com retorno as atividades diárias em poucos dias, com uma taxa de complicação menor que 1% nos maiores estudos internacionais. Além disso, a cirurgia de catarata é uma ótima oportunidade para quem quer se livrar dos óculos. Como na cirurgia sempre é implantado uma lente para substituir o cristalino que está fosco, com essa mesma lente podemos corrigir o grau. Para isso, existem diversos tipos de lentes, sendo que as mais simples corrigem apenas a catarata e costuma sobrar um pouco de grau, mas as mais modernas conseguem também corrigir todo o grau e diminuir muito a dependência dos óculos.
Tem algum desses sintomas ou precisa de uma consulta oftalmológica? Entre em contato para o agendamento de uma consulta.
Opte sempre por profissionais qualificados e com experiencia, a saúde dos seus olhos é um dos nossos bens mais preciosos.
Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.