(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Videos

Catarata

Vídeos de Cirurgias de Catarata

Cirurgia de Catarata – Lente Tórica Pós-RK (Ceratectomia Radial)

Vídeo dos passos cirúrgicos da Facoemulsificação, a cirurgia moderna de Catarata.

Nesse caso fiz a cirurgia em uma paciente que já havia realizado há muitos anos a cirurgia para correção de grau com bisturi (chamada RK – Radial Keratectomy – Ceratectomia Radial).

Optamos pelo implante de uma lente tórica, ou seja, com correção do astigmatismo, para reduzir o uso de óculos no pós-operatório.

Utilizando as técnicas cirurgias e as fórmulas de cálculos da lente mais modernos, obtivemos um resultado excelente com grande satisfação da paciente.

Saiba mais sobre a Cirurgia de Catarata

CÓRNEA E CERATOCONE

Vídeos de Córnea e Ceratocone

Implante de Anel Intraestromal (Anel de Ferrara) pela Técnica Manual

O Implante de Anel Intraestromal é uma opção para quem tem ceratocone e gostaria de enxergar melhor e reduzir o grau dos óculos. Nesse vídeo mostro uma cirurgia na qual eu fiz o implante do anel com a técnica manual. Também existe a técnica a laser na qual usamos um Laser de Femtosegundo.

Neste caso um paciente com 50 anos que teve Ceratocone e baixa visual durante toda a vida acreditou no potencial do implante do anel. Já com uma semana de cirurgia havia notado grande melhora da visão e com três meses percebeu que essa decisão havia mudado o jeito com que enxergava a vida.

Saiba mais sobre o Implante de Anel Intraestromal

Transplante de Córnea Lamelar Anterior (DALK) para Ceratocone

Geralmente os casos avançados de Ceratocone têm uma visão bem ruim, dificultando o estudo, trabalho e direção de carro ou moto. Esses paciente sofrem muito no dia a dia e buscam uma melhor qualidade de vida, mas na maioria das vezes os óculos e lentes de contato não proporcionam mais uma boa visão.

Muitas vezes a única opção para restaurar a visão é através do Transplante de Córnea e, no caso do Ceratocone, costumamos optar pelo Transplante de Córnea Lamelar Anterior (DALK), no qual trocamos os 95% da córnea e mantemos a camada interna, reduzindo muito a chance de rejeição e falência.

Nesse caso, atendi um adolescente de 14 anos que já tinha Ceratocone há alguns anos, mas em estágio muito avançado que o impedia de estudar e realizar suas atividades normalmente. O Ceratocone era tão avançado que não apresentava qualquer melhora com óculos ou lentes de contato, também não sendo um caso adequado para implante de Anel Intraestromal. Sendo assim, em decisão compartilhada com a mãe, optamos por realizar o DALK, com grande sucesso.

Atualmente o adolescente possui 90% de visão no olho operado e consegue estudar e realizar suas atividades normalmente, recuperando sua vida e desenvolvimento.

Saiba mais sobre o Transplante de Córnea Lamelar Anterior

Transplante de Córnea Endotelial (DMEK)

Essa paciente foi bem marcante, pois ela havia feito cirurgia de catarata em outro serviço e após alguns meses da cirurgia começou a ficar com a visão embaçada e não melhora com colírios ou óculos. Foi dito a ela que ela precisaria de um Transplante de Córnea, mas foi oferecido apenas o Transplante de Córnea Penetrante, ou seja, a técnica convencional que é trocada toda a córnea, realizado 16 pontos e com melhora da visão após 1 a 2 anos da cirurgia.

Precisando de uma segunda opinião, a paciente passou em consulta comigo. Propus a ela a realização do Transplante de Córnea Endotelial (DMEK), ou seja, a técnica moderna que realiza apenas a troca da camada endotelial da córnea, uma fina camada de células.

Realizamos essa minha opção e a paciente restaurou sua visão em poucos meses, ficando extremamente feliz.

Saiba mais sobre o Transplante de Córnea Endotelial

DIVERSOS

Vídeos de Outras Cirurgias de Seguimento Anterior (Implante de Lente, Trauma, Pupiloplastia, entre outros)

Implante de Lente Artiflex – Correção de Alta Miopia

Graus altos de miopia, hipermetropia ou astigmatismo podem ser extremamente inconvenientes e desagradáveis, pois a pessoa é praticamente cega sem o uso de óculos ou lentes de contato. Contudo, esses também costumam ser grossos, esteticamente desconfortáveis e podem distorcer um pouco as imagens.

O sonho de muitas pessoas que tem esses altos graus é poder se livrar dos óculos, e nesses casos a cirurgia refrativa a laser costuma não ser possível, pois temos limites de segurança para a aplicação do laser.

Nesse caso a paciente sofria há muitos anos, pois tinha aproximadamente 15 graus de miopia e era dependente dos óculos para todas suas atividades, além de não conseguir usar lentes de contato.

Com o Implante da Lente Artiflex conseguimos realizar o sonho da paciente, a deixamos independente dos óculos em poucos dias.

Saiba mais sobre o Implante de Lente Artisan/Artiflex

OLHO SECO E SUPERFÍCIE OCULAR

Vídeos de Cirurgias de Olho Seco e Superfície Ocular

Oclusão do Ponto Lacrimal

O Olho Seco é uma Síndrome que pode causar muitos sintomas e atrapalhar os estudos, trabalho e até atividades de lazer. Existem vários tratamentos, como uso de colírios, pomadas e reposição de Omega 3. Contudo, mesmo com todos esses tratamentos, muitos pacientes continuam apresentando muitos sintomas, principalmente aqueles que possuem uma baixa produção de lágrimas, como os que têm Síndrome de Sjögren.

A oclusão do ponto lacrimal com o plug de hidrogel é um procedimento seguro e rápido de ser realizado, sendo feito com colírio de anestesia no próprio consultório. Não é uma cura para o olho seco, mas pode reduzir muito os sintomas nesses pacientes.

No caso em questão, uma paciente com olho seco severo por Síndrome de Sjögren já havia realizado diversos tratamentos, com melhora parcial dos sintomas, contudo ainda tinha queixas que atrapalham suas atividades cotidianas. Sendo assim, optamos pela oclusão dos pontos lacrimais inferiores com o Plug de Hidrogel. A paciente teve uma grande melhora nos sintomas, com melhora da sua qualidade de vida e disposição.

Saiba mais sobre a Oclusão do Ponto Lacrimal

Iniciar conversa
1
Olá, você está em busca de algum tratamento para doenças oculares? Envie sua mensagem por Whatsapp agora mesmo. Clique no botão abaixo.