O cristalino, a lente natural que temos dentro dos olhos, fica dentro de um saco, o saco capsular. Quando fazemos a cirurgia de catarata, removemos o cristalino de dentro do saco capsular, mas mantemos esse último para implantar a lente dentro do mesmo. Isso garante com que a lente fique na posição correta.
Em alguns casos de cirurgias complexas, com subluxação do cristalino ou com traumas, podemos não ter o saco capsular integro, impedindo o implante das lentes intraoculares convencionais. Por exemplo, na foto abaixo podemos ver um paciente com Síndrome Marfan no qual o cristalino está deslocado para cima, ou seja, fora de posição. Se simplesmente for feita a cirurgia de catarata e coloca a lente dentro do saco capsular, ela também ficará deslocada.
Para isso resolver esse problema existem as Lentes de Fixação Iriana (Lente Artisan). Essas lentes são fixadas na íris, o colorido dos olhos. Isso faz com que possam ser usar em situações que não podemos colocar a Lente Intraocular dentro do saco capsular. São lentes de fabricação Holandesa, mas usada há muitos anos em todo o mundo, com segurança e eficácia comprovadas. Contudo, são utilizadas por poucos médicos, por depender de maior habilidade cirúrgica para sua fixação.
A cirurgia é realizada com anestesia local e através de um pequeno corte de 5 mm na córnea a lente é introduzida no olho e fixada na íris (parte colorida do olho). São feitos 3 a 4 pontos para fechar o corte, sendo removidos entre 15 e 60 dias. A cirurgia dura em média de 30 minutos, permanecendo com curativo oclusivo por um dia. A recuperação da visão é rápida, mas depende da retirada dos pontos para acerto do grau. Essa é uma das melhores alternativas para casos complexos que não permitem o implante das lentes convencionais.
Acompanhe os principais artigos sobre Catarata em meu Blog.