(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Pterígio

Conheça um pouco mais sobre esta doença

Pterígio

A palavra Pterígio vem do grego pterygos que significa asa. É uma doença comum da superfície ocular que surge na conjuntiva, ou seja, na pele que recobre a parte branca dos olhos.

Muitas pessoas confundem o pterígio em catarata, mas são doenças muito diferentes. Veja esse artigo no meu site para entender mais sobre a catarata.

O que é Pterígio?

O pterígio é um espessamento da conjuntiva, ou seja, da membrana transparente que recobre a parte branca dos olhos. Ele tem um aspecto elevado e carnoso, por isso muitas pessoas chamam de “uma carne crescida nos olhos”.

Na maioria das vezes ele surge no canto próximo ao nariz e tem uma tendência a progressão, ou seja, pode ir aumentando aos poucos. O grande problema é quando atinge a pupila, o centro dos olhos, podendo causar grande redução na visão.

 

pterígio

 

O que causa o pterígio?

A causa real do pterígio ainda é desconhecida. Sabemos que é mais comum de acontecer em pessoas muito expostas ao Sol, principalmente por conta da incidência de Luz Ultravioleta. Como fatores de risco, temos a exposição à ambientes insalubres (poluição, vento, ambientes sujos, entre outros) e exposição ao Sol.

 

Quais os principais sintomas do pterígio?

O pterígio pode causar sintomas irritativos e visuais. Os principais sintomas irritativos que os pacientes sentem são de: sensação de areia nos olhos, hiperemia conjuntival (vermelhidão), ardência e irritação.

Já os sintomas visuais começam a aparecer conforme o pterígio vai crescendo, pois quando mais ele cresce, mais ele pressiona a córnea e mais grau ele gera, podendo causar altos graus de astigmatismo. Além disso, se ele crescer muito e cobrir a pupila (menina do olho), provavelmente deixará cicatriz após a cirurgia de retirada, o que pode prejudicar a visão. O ideal é realizar a cirurgia antes de chegar nesse estágio.

Agende agora mesmo sua avaliação

Agende agora mesmo sua avaliação

Qual o tratamento do pterígio?

Quando o pterígio está pequeno e causando poucos sintomas, muitas vezes conseguimos amenizar o desconforto com o uso de colírios lubrificantes e, eventualmente, anti-inflamatórios. 
Contudo, quando o pterígio está maior o único tratamento possível é a cirurgia para a sua retirada, o que muitas pessoas chamam de “raspagem”.

Essa cirurgia é muito segura e feita amplamente na oftalmologia. Existem diversas técnicas cirúrgicas, algumas melhores e outras piores. Atualmente, a melhor técnica cirúrgica de acordo com os trabalhos científicos é a retirada do pterígio seguida por um enxerto autólogo de conjuntiva com uso de cola de fibrina. Explicando melhor, após remover o pterígio nós retiramos um fragmento de conjuntiva saudável de outra região do mesmo olho e usamos uma cola biológica de fibrina para colar esse tecido no local onde tiramos o pterígio.

A grande vantagem desta técnica é reduzir a chance de recidiva do pterígio, ou seja, dele surgir novamente após sua retirada. As técnicas mais simples que apenas retiram o pterígio e deixam cicatrizar sem enxerto apresentam altas chances de recidiva. Já a técnica com enxerto autólogo de conjuntiva reduzir drasticamente a chance de recidiva, contudo é importante entender que essa chance sempre existe.

Catarata

Conheça tudo sobre esta doença ocular

Blog:

Acompanhe os principais artigos no meu Blog.

cirurgia de catarata

A catarata pode deixar cego?

    Esse é um grande medo de todas as pessoas que tem catarata. Como...
Leia mais
dicas alergia ocular

10 dicas para melhorar a alergia ocular

  A alergia ocular é um problema muito comum. Milhares de pessoas sofrem com coceira,...
Leia mais
crosslinking ceratocone

Cuidado! O Crosslinking para Ceratocone não pode esperar.

  Quem tem Ceratocone sofre diariamente com a visão embaçada, distorcida e dupla. Além disso,...
Leia mais

Tratamento Distrofia de Fuchs

Iniciar conversa
1
Olá, você está em busca de algum tratamento para doenças oculares? Envie sua mensagem por Whatsapp agora mesmo. Clique no botão abaixo.