(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Distrofia de Fuchs

Conheça um pouco mais sobre esta doença

O que é Distrofia de Fuchs?

A Distrofia de Fuchs é uma das distrofias que podem acometer a córnea, ou seja, a lente transparente que temos na frente dos olhos. Primeiro temos que entender que distrofias são doenças não inflamatórias e não infecciosas. Depois, precisamos entender que na córnea existe uma fina camada de células na sua parte interna, o endotélio.

 

Esse endotélio é responsável por tirar o líquido da córnea e deixá-la transparente. As células do endotélio têm baixo poder de regeneração, ou seja, quando nós as perdemos, essa perda costuma ser permanente. Na Distrofia de Fuchs temos uma perda acentuada e acelerada das células endoteliais de córnea.

Qual a causa da Distrofia de Fuchs?

A Distrofia de Fuchs geralmente tem caráter genético autossômico dominante, ou seja, pode passar de pais para filhos com uma chance de 50%. Também pode ocorrer de forma esporádica, ou seja, sem histórico familiar.

Quais os sintomas da Distrofia de Fuchs?

Os sintomas não costumam aparecer antes dos 30 a 40 anos de idade, sendo mais comum em mulheres. O paciente que tem Distrofia de Fuchs costuma perceber embaçamento visual, brilho nas luzes a noite e dificuldade para dirigir a noite. Esses sintomas acontecem quando a quantidade de líquido começa a aumentar na córnea, levando a seu edema (inchaço). Em casos avançados, o edema pode ser tão grande que começam a formar bolhas na córnea, levando a sensação de areia e dores fortes na superfície do olho.

Como se faz o diagnóstico da Distrofia de Fuchs?

O diagnóstico da Distrofia de Fuchs sempre é feita por um oftalmologista em uma consulta médica. Durante o exame na lâmpada de fenda, é possível ver as células faltantes no endotélio da córnea, além do seu edema. Também são importantes exames complementares, como a microscopia especular e a tomografia de córnea.

 

A Microscopia Especular é um exame específico para o endotélio da córnea, sendo possível contas a células endoteliais, além de ver sua forma e tamanho.

 

distrofia de fuchs guttata

 

A Tomografia de Córnea é um exame que mede a curvatura e espessura da córnea, sendo importante para quantificar o edema da córnea, comum nos pacientes com Distrofia de Fuchs.

Qual o tratamento para Distrofia de Fuchs?

Como o problema na Distrofia de Fuchs é a perda nas células endoteliais da córnea, o tratamento consiste na reposição dessas células. Atualmente o tratamento padrão ouro é o Transplante Endotelial da Córnea, conhecido como DMEK (Descemet Membrane Endothelial Keratoplasty). Esse transplante é feito apenas das células endoteliais com um enxerto de aproximadamente 10 micrometros (1/6 da espessura de um fio de cabelo que tem 60 micrometros em média).

 

As células endoteliais do paciente são retiradas e o enxerto é colocado dentro do olho do paciente. O enxerto é colado com uma bolha de ar durante aproximadamente 48 horas. Não são necessários pontos e a visão é recuperada em poucas semanas.

 

transplante de córnea endotelial dmek fuchs guttata

 

Também é possível fazer o tratamento com o Transplante de Córnea Penetrante, no qual é feita a troca de toda a córnea e feito 16 pontos que são tirados ao longo de 18 meses, com recuperação lenta da visão. O DMEK é muito superior ao Transplante Penetrante para tratamento da Distrofia de Fuchs.

Tratamento para Distrofia de Fuchs

Conheça tudo sobre o procedimento

Depoimentos Doctoralia

Os comentários e depoimentos dado pelos clientes, seja positivos ou críticas construtivas, auxiliam no processo de melhoria.

icon-google

Depoimentos Google

Os comentários e depoimentos dado pelos clientes, seja positivos ou críticas construtivas, auxiliam no processo de melhoria.

Blog:

Acompanhe os principais artigos sobre Córnea em meu Blog.

Transplante de Córnea Endotelial

Transplante de Córnea Endotelial

O transplante de córnea consiste na troca de uma estrutura que fica na frente dos...
Leia mais

Tratamento Distrofia de Fuchs

Iniciar conversa
1
Olá, você está em busca de algum tratamento para doenças oculares? Envie sua mensagem por Whatsapp agora mesmo. Clique no botão abaixo.