(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Cirurgia de Catarata

Conheça mais sobre este procedimento

Sobre a Cirurgia de Catarata

A cirurgia moderna de catarata, quando realizada pelos cirurgiões mais experientes, é feita com os melhores equipamentos e apenas com colírio de anestesia. Assim, a recuperação costuma ser bastante rápida e os cuidados pouco penosos.

Logo após a Cirurgia

Geralmente, no dia da cirurgia o paciente irá sair com um curativo de acrílico transparente apenas para ir para casa e chegando nela, deverá tirá-lo para começar a pingar os colírios conforme a receita recebida. Esse curativo deverá ser usado para dormir durante 7 dias, pois irá proteger de coçar o olho ou dormir em cima dele durante a madrugada. Evitar lavar o rosto ou o cabelo nesse dia para não cair água suja nos olhos.

O primeiro dia após a Cirurgia

No dia seguinte a cirurgia a visão costuma estar melhor, mas ainda um pouco embaçada. Nesse dia é prudente evitar atividades que exijam muito da visão, como dirigir, ler por horas ou trabalhar muito tempo no computador. Contudo, se estiver se sentindo bem, pode realizar essas atividades sem nenhum problema para a cirurgia. É normal sentir sensação de areia no olho, ardência ao pingar os colírios e ter o olho um pouco vermelho. Evitar lavar o rosto nesse dia, mas já pode lavar o cabelo com o cuidado de escorrer a água para trás.

O segundo dia após a Cirurgia

Dois dias após a cirurgia a visão já costuma estar bem melhor, quase próxima ao normal, já possibilitando fazer quase todas as atividades. Um desconforto comum é quando já se operou um olho, mas o outro ainda tem catarata e grau alto. Nesses casos fica difícil usar óculos e a melhor solução vai depender de cada paciente: Pode ficar sem óculos se conseguir; usar os óculos antigos; ou ir na ótica e pedir para retirar a lente do óculos do lado que já foi realizada a cirurgia, assim fica com grau apenas no olho que ainda não operou. Evitar lavar o rosto nesse dia, mas já pode lavar o cabelo com o cuidado de escorrer a água para trás.

Os próximos dias após a Cirurgia

Nos dias que se seguem a visão vai melhorando cada vez mais. O mais comum é a sensação de areia ou ardência nos olhos, que pode ficar até 3 a 6 meses após a cirurgia, mas geralmente de leve intensidade. Isso acontece porque o ato cirúrgico junto com os vários colírios acaba irritando um pouco o olho e causando ressecamento.

 

Caso a cirurgia seja feita com a Lente Multifocal, a visão para longe e perto já costuma melhorar nessa fase, mas irá melhorar bem mais quando fizer a cirurgia do segundo olho. Além disso, é comum a visão de halos (pequenas bolinhas) ao redor das luzes durante a noite. Isso é inerente à tecnologia da lente e também irá diminuir com o passar dos meses, pois sabemos que há uma neuroadaptação (o cérebro aprende e se adapta com esses halos).

 

Caso a cirurgia seja feita com a Lente Monofocal com visão balanceada (um olho para perto e outro para longe), normalmente o primeiro olho é feito para longe. Assim, até a cirurgia do segundo olho será difícil ler de perto sem os óculos. Quando o segundo olho é operado, a visão de perto melhora muito, trazendo grande liberdade dos óculos.

 

É comum a sensação de embaçamento para algumas atividades, pois o cérebro também precisa se adaptar com a nova visão balanceada. Já é permitido lavar o rosto e o cabelo sem preocupações.

Catarata

Conheça tudo sobre esta doença ocular

Blog:

Acompanhe os principais artigos sobre Catarata em meu Blog.

cirurgia de catarata

A catarata pode deixar cego?

    Esse é um grande medo de todas as pessoas que tem catarata. Como...
Leia mais
remédio colírio catarata

Existe remédio ou colírio para Catarata?

  A catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo, ou seja, aquele...
Leia mais
visão embaçada

5 motivos por que podem deixar a visão embaçada

  A visão é um dos nossos principais sentidos, se não o principal. Isso faz...
Leia mais
Iniciar conversa
1
Olá, você está em busca de algum tratamento para doenças oculares? Envie sua mensagem por Whatsapp agora mesmo. Clique no botão abaixo.