A córnea tem 6 camadas, sendo a camada mais superficial chamada de epitélio. Ela é formada por 4 a 6 camadas de células e tem a função de proteger a córnea e suas terminações nervosas. Existem algumas doenças que afetam o epitélio, fazendo com o que ele seja mais frágil ou irregular. Isso pode causar crises de dor ou embaçamento visual.
Nesses casos, pode ser necessário a ceratectomia que consiste na raspagem do epitélio da córnea. O objetivo é retirar irregularidades e permitir que um novo epitélio cresça de forma regular e resistente. O processo de epitelização da córnea geralmente demora 48 horas, mas pode levar alguns dias até sua regularização.
O procedimento é feito com anestesia tópica com colírios no centro cirúrgico e demora cerca de 15 minutos, sem necessidade de internação. É colocada uma Lente de Contato Gelatinosa sem grau como forma de curativo e que será retirada após 7 dias, em média. O paciente pode dormir com a lente, mas não deve entrar em mar ou piscina.
O pós-operatório pode apresentar um pouco de desconforto, dor leve e sensação de areia nos primeiros dias, pois até a córnea cicatrizar as terminações nervosas ficam expostas e isso causa desconforto, mesmo com o uso da lente de contato. Em caso de dor muito forte, pode ter havido saída espontânea da lente, sendo importante contatar seu oftalmologista.
Acompanhe os principais artigos sobre Córnea em meu Blog.
Automated page speed optimizations for fast site performance