(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Ceratocone tem cura? Especialista explica

ceratocone tem cura

 

Sempre que temos o diagnóstico de uma doença, a maior ansiedade é para sabermos se aquela doença tem cura ou não. Isso não é diferente nos casos dos portadores de Ceratocone, muitas vezes causando até mais ansiedade, pois tudo que afeta os olhos e a visão nos preocupa muito. Também é muito comum a aflição dos pais e familiares desses pacientes.
Afinal, Ceratocone tem cura? Para respondermos essa pergunta, antes precisamos entender alguns aspectos dessa doença.

 

O que é Ceratocone?

O ceratocone é uma doença da córnea (a lente natural e transparente que temos na frente dos olhos) que geralmente surge na adolescência. Ela causa um aumento progressivo da curvatura da córnea junto com uma redução da sua espessura, fazendo com que o grau fique cada vez maior e a visão cada vez pior.
Ceratocone é causado por diversos fatores, mas também tem um componente genético. Os estudos mostram que aproximadamente 10% dos pacientes tem outros parentes próximos com Ceratocone, ou seja, se alguém da família tiver Ceratocone, é importante estar atento.
Para entender se o Ceratocone tem Cura, é importante entender que ele é uma doença congênita, ou seja, nós nascemos com a predisposição de desenvolvê-lo. Algumas atitudes, como o fato de coçar os olhos, pode colaborar para seu surgimento, mas o fator principal é a predisposição genética.
Essa predisposição genética causa alterações na estrutura da córnea, fazendo com que ela fique mais frágil e susceptível a alterações na sua forma, o que leva ao ceratocone.

 

 

O Ceratocone tem Cura?

Infelizmente o Ceratocone não tem uma cura definitiva, pois não conseguimos mudar as alterações congênitas da córnea. Contudo, pelo lado positivo, o Ceratocone tem controle e diversos tratamentos para melhorar a visão e a qualidade de vida de quem os possuí, muitas vezes podendo levar uma vida normal.
Quando diagnosticado precocemente, podemos realizar o Crosslinking, o único tratamento capaz de parar a evolução do Ceratocone. Caso o Ceratocone atinja graus elevados, sempre temos a opção do Implante de Anel Intraestromal e do Transplante de Córnea, ambos tratamentos excelentes e com indicações precisas.
Nos casos mais leves, muitas vezes óculos ou lentes de contato são suficientes para uma boa visão, pois as distorções da córnea são pequenas. Contudo, não se engane, fazer um óculos para quem tem ceratocone não é fácil e depende de experiencia e conhecimento do médico oftalmologista.

 

 

Transplante de Córnea não Cura o Ceratocone?

Muitas pessoas pensam que o Ceratocone pode ser curado pelo transplante de córnea, muitas vezes até encontramos essa informação na internet ou em outras fontes. Contudo, isso não é verdade. Infelizmente, nem mesmo o transplante de córnea consegue curar o Ceratocone.
O Transplante de Córnea é um excelente tratamento e consegue melhorar muito a qualidade de visão e de vida dos pacientes com ceratocone, contudo quando fazemos o transplante de córnea, é realizada a troca de aproximadamente 90% de todo o diâmetro da córnea, ou seja, as bordas da córnea do paciente com ceratocone irão continuar no seu olho. Existem casos dessa borda transmitir o ceratocone para a córnea doada e ela começar a ficar curva, pontuda e fina, como no Ceratocone. São casos muito raros, mas pode acontecer.

 

 

Posso ficar cego pelo Ceratocone?

O Ceratocone tem a característica de ser lentamente progressivo, ou seja, ele pode deixar a córnea cada vez mais curva e com mais grau com o passar do tempo, principalmente nos adolescentes. Isso leva a uma piora na distorção da visão, muitas vezes não melhorando com o uso de óculos ou de lentes de contato. É nessa fase que surge o medo de ficar cego, pois as pessoas imaginam que o ceratocone pode continuar piorando até levar a cegueira.
Contudo, felizmente, o Ceratocone por si não leva a cegueira. Realmente quando ele atinge graus avançados, os óculos e lentes de contato podem não melhorar a visão, mas para esses casos temos outras opções de tratamento e quase sempre temos uma solução para melhorar a visão desses pacientes.

 

Tem algum desses sintomas ou precisa de uma consulta oftalmológica? Entre em contato para o agendamento de uma consulta. Opte sempre por profissionais qualificados e com experiencia, a saúde dos seus olhos é um dos nossos bens mais preciosos.

 

Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Artigos relacionados

Escreva uma resposta