Por muitos anos os pacientes com olho seco não tinham esperanças ou alternativas para melhorar os sintomas e reduzir o uso dos colírios. Contudo, nos últimos anos a medicina avançou muito na pesquisa do olho seco. O mais novo tratamento utilizado para esses pacientes é a Luz Intensa Pulsada (IPL – Intense Pulsed Light). O IPL tem sua origem na dermatologia, sendo utilizado para diversas finalidades, como tratamento para rosácea, pigmentações e manchas na pele, pequenos vasos (telangectasias) e também para depilação.
Em 2015 começaram os primeiros usos no mundo dessa tecnologia para a oftalmologia, tendo no Brasil o seu início em 2019. Com ela alcançamos bons resultados em pacientes com olho seco evaporativo. Na minha experiencia, também com boa resposta nos pacientes com Síndrome de Sjögren. O IPL é um aparelho que cria um pulso de luz derivado de uma lâmpada com gás xenônio, sendo esse pulso de alta intensidade e policromático, abrangendo o espectro da luz visível e também infravermelho.
Seu efeito é múltiplo no tratamento do olho seco, incluindo oclusão de vasos anômalos e inflamatórios, aquecimento e liquefação da secreção oleosa da lágrima, ativação de fibroblastos e melhora na síntese do colágeno, erradicação de parasitas (Demodex), redução da inflamação nas pálpebras, neuromodulação da dor, entre outros. Em geral, 80% dos pacientes sentem uma melhora com o tratamento, variando de pessoa a pessoa. Algumas pessoas conseguem reduzir muito o uso dos colírios, já outras sente mais conforto, mas com a mesma quantidade de lubrificante diário.
O tratamento consiste em três aplicações (primeiro dia, décimo quinto dia e quadragésimo quinto dia), sendo elas indolores e de rápida realização (cerca de 10 minutos por sessão). Não costuma haver qualquer tipo de queimadura ou desconforto na região aplicada. Após as duas primeiras sessões costuma-se sentir melhora nos primeiros dias do tratamento, com piora após 7 a 10 dias. Já após a terceira sessão a melhora costuma ser duradoura. O resultado costuma durar por 6 a 12 meses, sendo necessário uma nova sessão de manutenção após esse período.
Acompanhe os principais artigos sobre Superfície Ocular em meu Blog.