(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

5 motivos por que podem deixar a visão embaçada

visão embaçada

 

A visão é um dos nossos principais sentidos, se não o principal. Isso faz com que muitas pessoas que começam a ter a visão embaçada fiquem com medo de ficarem cegas.

Existem muitos motivos de embaçamento visual, desde falta de óculos ou olho seco e até infecções graves ou descolamento de retina. Por isso é fundamental a avaliação com um oftalmologista para o diagnóstico correto.

Aqui vou falar das causas mais comuns do consultório e como resolvemos elas no dia a dia.

 

1. Falta de Óculos (Erro Refrativo)

testando óculos

A principal causa de visão embaçada no dia a dia do consultório é a falta dos óculos. Estudos mostram que cerca de 40 a 60% das pessoas apresentam algum tipo de grau, seja a miopia ou hipermetropia, associada ou não ao astigmatismo.

Nesses casos o embaçamento existe há muito tempo, geralmente iniciando na adolescência e permanecendo por toda a vida. Casos de embaçamento visual agudo não costumam ser por falta de óculos, principalmente se associado a sensibilidade a luz (fotofobia), vermelhidão (hiperemia) ou dor ocular.

Também existe a presbiopia, ou vista cansada, que é a dificuldade para visão de perto nas pessoas acima dos 40 a 45 anos de idade.

Nesses casos podemos corrigir o problema com o uso de óculos, lente de contato ou cirurgia refrativa a laser.

É importante entender que qualquer que seja o meio de correção, ele não resolve outros problemas dos olhos. Ou seja, muitas vezes não adianta o uso de óculos se temos alguma cicatriz na córnea, catarata ou problemas na retina, por exemplo.

 

2. Catarata

catarata

Todos nós nascemos com uma lente natural transparente dentro dos olhos, o cristalino. Ele é responsável por focar as imagens e possui 1/3 do grau dos olhos.

Com o passar dos anos essa lente começa a se tornar fosca e amarelada. Isso faz com que, lenta e progressivamente, apareça a visão embaçada, com perda da nitidez das cores e com aumento no brilho das luzes.

A catarata também pode acontecer após batidas nos olhos (traumas), infecções ou uso de medicamentos (especialmente corticoide).

Na maioria dos casos, a catarata surge lentamente e não causa dor, coceira, irritação ou outras sensações oculares.

O único tratamento possível para a catarata é a cirurgia. Na cirurgia utilizamos um ultrassom para remover a catarata e posteriormente implantamos uma lente artificial dentro dos olhos. Essa lente é definitiva e a catarata nunca mais volta.

Além disso, a cirurgia de catarata é uma ótima oportunidade para corrigir o grau e ficar livre dos óculos, pois podemos corrigir o grau na lente implantada dentro dos olhos. Essa correção também costuma ser definitiva.

É importante entender que não adianta trocar de óculos quando se tem catarata, pois como expliquei anteriormente, os óculos apenas corrigem o grau, mas não vai melhorar a visão, pois a real culpada é a catarata.

 

 

 

3. Olho Seco

pingando colírio olho seco

O olho seco é um problema muito comum da sociedade moderna, podendo atingir até 60% das pessoas. Os principais sintomas do olho seco são: sensação de areia nos olhos, ardência, ressecamento, hiperemia ocular e visão embaçada.

Contudo, o que muitos não sabem é que o olho seco também pode causar embaçamento visual. Isso acontece porque a lágrima é responsável por lubrificar a córnea, a lente natural que fica na frente da íris (colorido dos olhos). A córnea tem 2/3 do grau dos olhos e ela precisa ser perfeitamente lisa, regular e transparente. Quando os olhos ressecam, a córnea fica fosca e a visão embaça.

Geralmente a visão melhora ao piscar, pois isso lubrifica os olhos. Além disso, é comum os outros sintomas de olho seco associados ao embaçamento.

Existem diversos tratamentos para olho seco, desde o uso de lubrificantes, até uso de luz pulsada ou cirurgias.

 

4. Inflamações Oculares

As inflamações oculares, conhecidas como uveítes, podem acometer as estruturas da frente ou de trás dos olhos.

Podem estar associadas com traumas, infecções, doenças reumatológicas ou causas desconhecidas.

Geralmente o embaçamento acontece de forma aguda junto com fotofobia, hiperemia ocular e dor.

É fundamental uma avaliação rápida com o oftalmologista, pois existem problemas que precisam de tratamento rápido e, quanto antes for feito, maior a chance de recuperação da visão.

 

5. Doenças da Retina

A retina é a estrutura que recobre os olhos por dentro, responsável por captar a luz e a imagem dos objetos e transmitir para o cérebro.

É uma das principais estruturas responsáveis pela visão. Contudo, ela pode ser acometida por diversas doenças, como descolamentos, infecções, buracos ou inflamações.

Geralmente o embaçamento visual acontece de forma aguda e súbita, muitas vezes com manchas pretas ou perda de porções da visão.

Nesses casos a avaliação imediata com oftalmologista também é fundamental, pois o diagnóstico e tratamento precoce podem salvar a visão do paciente.

 

 

Tem algum desses sintomas ou precisa de uma consulta oftalmológica? Entre em contato para o agendamento de um consulta.

Opte sempre por profissionais qualificados e com experiencia, a saúde dos seus olhos é um dos nossos bens mais preciosos.

 

Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Artigos relacionados

Escreva uma resposta