(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

10 dicas para melhorar a alergia ocular

 

A alergia ocular é um problema muito comum. Milhares de pessoas sofrem com coceira, vermelhidão e secreção nos olhos. O grande problema da alergia é que, além de ser desagradável e desconfortável, o ato de coçar os olhos pode trazer problemas aos olhos. A principal preocupação é o desenvolvimento do Ceratocone, uma ectasia da córnea que faz com que ela fique fina e irregular, prejudicando muito a visão.

Algumas pessoas talvez nunca tenham sequer usado um colírio antialérgico, mas outras talvez estejam batalhando com a alergia há muito tempo, mas sem melhora. Contudo, é importante entender que o tratamento da alergia não se resume apenas ao uso de colírio, pois se não afastarmos as causas de alergia do ambiente, de nada adianta o uso regular dos colírios. Pensando nesses pacientes, listei 10 dicas fundamentais para quem quer se livrar da alergia ocular.

 

10 dicas para melhorar a sua alergia nos olhos

1. Trate sua Rinite

Muitas pessoas, além da conjuntivite alérgica, também têm rinite e, nesses casos, costuma haver uma associação grande entre as duas coisas. O auxílio de um Médico Otorrinolaringologista é fundamental nessas horas, pois ele pode indicar o uso de sprays nasais, antialérgicos via oral e até imunoterapia (vacina para alergia). Além disso, ele também pode fazer exames específicos para descobrir as causas da rinite (Prick Test), como poeira, pólen, entre outros.

 

2. Pratique atividade física regular

Atividade física regular traz benefícios para todo o organismo e também ajuda em casos de alergia, principalmente atividades ao ar livre.

 

3. Retire almofadas, cortinas, tapetes e pelúcidas do quarto

Um dos principais causadores de alergia são os ácaros e todos esses objetos são grandes reservatórios deles. Se não os removermos do ambiente no qual dormimos, estaremos sempre em contato com os causadores da alergia, ficando muito mais difícil o seu controle.

 

4. Mantenha o quarto sempre bem arejado e com luz solar

Ambientes fechados predispõem ao acumulo de ácaros e mofo, grandes causadores de alergia. Quando mantemos o ambiente bem arejado e com exposição a luz solar, a quantidade desses agentes diminui muito.

 

5. Utilize capas impermeáveis em travesseiros e colchão

Os travesseiros e colchão são grandes reservatório de ácaros. O uso de capas impermeáveis impedem o acumulo dos ácaros, ajudando muito em pacientes alérgicos.

 

6. Evite animais de estimação na cama e no sofá

Por mais que nós gostemos muito de animais e eles são ótimos na nossa vida, para quem tem alergia isso pode ser um problema. É muito comum a alergia a pelo de cão e gato, sendo assim temos que evitar o acumulo desses materiais onde nós dormimos. Não precisa se livrar dos animaizinhos, mas é importante evitar que eles subam na cama e nos sofás.

 

7. Faça a limpeza da casa com pano úmido

Quando usamos uma vassoura para limpar o chão, acabamos por dispersar muita poeira no ambiente. O uso do pano úmido evita com que haja dispersão dessa sujeira, diminuindo sua concentração no ar e melhorando a alergia. Também é útil aspirar a poeira com aspiradores de pó com filtro HEPA, específico para pequenas partículas causadoras de alergia.

 

8. Utilize produtos de limpeza com pouco perfume ou, de preferência, utilize apenas álcool

Quem não gosta de uma casa perfumada? Mas para quem é alérgico, isso também pode ser um problema. Nesses casos é sempre preferível o uso de produtos de limpeza com o menor cheiro possível, mas o ideal mesmo é usar álcool para a limpeza. Além disso, dê preferência para a faxina da casa em horários que a pessoa alérgica não está presente, pois assim também diminui a exposição aos produtos de limpeza.

 

9. Evite sabão em pó e amaciantes com cheiro forte

Pelo mesmo motivo dos produtos de limpeza, não é aconselhável o uso de produto com muito cheiro para lavagem das roupas. Opte por sabão de coco e pouco amaciante com cheiro leve. Também ajuda enxaguar bem as roupas ao final da lavagem, para tirar ao máximo os cheiros.

 

10. Siga as orientações do seu oftalmologista

Todas as orientações e medicamentos que passamos são pensando na saúde e bem estar dos nossos pacientes. O uso regular dos colírios é muito importante, pois os colírios antialérgicos funcionam melhor se usados todos os dias. Não servem para usar apenas nas crises de coceira. Eles são muito seguros e podem ser usados por anos, se necessário. Além disso, é muito importante nunca coçar os olhos, esse hábito só traz malefícios e pode causar o temido Ceratocone.

 

Tenho certeza que seguindo à risca essas 10 dicas, sua alergia ocular irá melhorar muito. É importante entender que a alergia é uma doença crônica, mas possível de ser controlada, principalmente se o paciente é disciplinado e parceiro do médico.

 

Tem algum desses sintomas ou precisa de uma consulta oftalmológica? Entre em contato para o agendamento de uma consulta.

Opte sempre por profissionais qualificados e com experiencia, a saúde dos seus olhos é um dos nossos bens mais preciosos.

 

 

 

Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Artigos relacionados

Escreva uma resposta