(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Oclusão do Ponto Lacrimal

Conheça mais sobre este procedimento

Oclusão do Ponto Lacrimal (Plug de Ponto Lacrimal)

Olho seco é um problema muito recorrente. Pode ocorrer por redução na qualidade da lagrima ou na quantidade de lagrima produzida. Nesse último caso, geralmente associado com doenças reumatológicas (como Síndrome de Sjögren e Artrite Reumatoide), deficiências hormonais ou envelhecimento.

 

Como a lagrima é drenada por dois pontos lacrimais (no canto de dentro dos olhos) para dentro do nariz, podemos diminuir essa drenagem através da oclusão desses pontos lacrimais. Geralmente iniciamos com a oclusão dos dois pontos lacrimais inferiores.

 

O método mais moderno para essa oclusão é através do uso de Plugs de Hidrogel. Eles são microscópicos, sendo colocados dentro do ponto lacrimal onde irão de expandir e ocluir o canal lacrimal, como uma rolha. O procedimento é feito em consultório com anestesia tópica de colírios, de forma indolor e demorando cerca 10 minutos.

O paciente costuma sentir a melhora dos sintomas de olho seco nas primeiras semanas da colocação do plug. Não é um tratamento que visa a cura do olho seco, mas sim a melhora e redução dos sintomas. Caso necessário, também é possível realizar a oclusão dos pontos lacrimais superiores.

Olho Seco

Conheça tudo sobre esta doença ocular

Blog:

Acompanhe os principais artigos sobre Superfície Ocular em meu Blog.

Iniciar conversa
1
Olá, você está em busca de algum tratamento para doenças oculares? Envie sua mensagem por Whatsapp agora mesmo. Clique no botão abaixo.