O Implante do Anel de Intraestromal (Anel de Ferrara) é feito para reduzir o grau e melhorar a visão dos pacientes com ceratocone. O objetivo não é livrar dos óculos e tão pouco curar o ceratocone, mas sim melhorar a qualidade da visão. A melhora da visão é gradual e progressiva, sendo vista entre 2 a 12 meses.
A cirurgia é feita com anestesia local com colírios e o paciente vai para casa com um curativo de acrílico transparente. Nesse dia pode haver um pouco de desconforto na região dos olhos, principalmente sensação de areia. Pode tomar banho e lavar a cabeça, só evitando cair água no olho operado. Evitar dormir em cima do olho operado. A visão ainda estará bem embaçada no dia da cirurgia.
O incomodo nos olhos irão melhorar progressivamente e a sensação de areia irá sumir em alguns dias. A visão irá melhorar progressivamente, mas é comum ter flutuações, ou seja, dias melhores e dias piores.
Normalmente a primeira consulta é após 2 meses de cirurgia. Nessa consulta já teremos uma ideia de como foi o resultado do implante do anel. Faremos a medida da visão e teste de óculos, já sendo passado os óculos em alguns casos.
A segunda consulta é após 6 meses da cirurgia. Nessa avaliação o grau e a visão já costumam estar mais estáveis. Posteriormente as visitas costumam ser anuais. Em todas as consultas serão realizados exames da córnea, como topografia e tomografia corneana, para acompanhamos o ceratocone e o efeito do implante do anel.
Geralmente a recuperação da cirurgia é rápida. Quando operamos apenas um olho, é possível voltar às atividades após 3 dias de cirurgia. Quando operamos os dois olhos no mesmo dia, geralmente o afastamento é por 7 dias para uma melhor recuperação.
Acompanhe os principais artigos sobre Ceratocone em meu Blog.