(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Anel de Ferrara

Conheça mais sobre este procedimento

Implante de Anel Intraestromal (Anel de Ferrara)

 

 

O Anel Intraestromal (Anel de Ferrara) é o próximo passo para quem tem ceratocone não se deu bem com óculos ou lentes de contato. Ele é um seguimento de acrílico que é implantado dentro da córnea com o objetivo de diminuir o grau do ceratocone e regularizar a córnea. Com isso, diminui o grau dos óculos, melhora a visão e diminui a quantidade de sombras e visão dupla.

 

foto de anel intraestromal ferrara ceratocone

 

Como é o Anel Intraestromal (Ferrara) ?

O Anel Intraestromal é produzido em acrílico, sendo um material inerte para o olho, ou seja, não existe rejeição no anel intraestromal. Existem centenas de modelos de anel, variando no seu comprimento (de 90° até 335°), na sua espessura (de 150 a 300 micras) e também no seu design (pode se simétrico ou assimétrico, sendo que neste último sua espessura varia ao longo do anel).

 

 

Como é Escolhido o Anel Intraestromal (Ferrara)?

A escolha do Anel Intraestromal depende muito da experiência e conhecimento do oftalmologista, pois como vocês viram, existem centenas de modelos diferentes. O que irá basear a escolha do modelo é o tipo de ceratocone que o paciente tem nos exames de topografia e tomografia de córnea e também o grau de óculos atual.

Uma das vantagens do implante de anel intraestromal é que esse procedimento pode ser reversível e modificável. Isso que dizer que, após a cirurgia, podemos trocar o seguimento de anel caso consideremos que pode haver um melhor ajuste da cirurgia ou podemos até remover o anel e retornar a situação de antes da cirurgia, caso seja necessário.

 

Qual o Objetivo do Implante de Anel Intraestromal?

É importante entender que o anel não cura o ceratocone e não estabiliza o mesmo, sendo indicado o Crosslinking de Córnea nesses casos, que pode ser feito junto do implante do anel. Além disso, o objetivo com o anel é melhorar a visão COM óculos e não livrar o paciente dos óculos.

 

 

Quais as indicações do Implante de Anel Intraestromal (Ferrara)?

O Implante de Anel Intraestromal pode ser realizado em qualquer paciente com ceratocone no qual a visão com óculos ou lente de contato não esteja satisfatória e tenha desejo de enxergar melhor.

Os resultados são melhores nos ceratocones iniciais e moderados, pois o anel consegue regularizar melhor a superfície da córnea, reduzir mais o grau e proporcionar melhor visão. Ele também pode ser colocado em casos avançados de ceratocone para tentar melhorar a visão antes da realização de um transplante de córnea, contudo esse último costuma ser a melhor solução nos casos avançados.

 

 

Quais as Contraindicações do Implante de Anel Intraestromal (Ferrara)?

Evitamos o implante de anel em córnas com ceratocone muito avançado, pois o resultado será insatisfatório. Além disso, não realizamos a cirurgia em casos de cicatrizes na córnea, pois a visão também não irá melhorar.

 

 

Como é feita a Cirurgia de Implante de Anel Intraestromal (Ferrara)?

A cirurgia é feita apenas com colírio de anestesia, demora aproximadamente 20 minutos e o paciente pode voltar para casa em seguida, sem nenhum curativo oclusivo nos olhos. 

O implante pode ser feito manualmente ou com auxílio do Laser de Femtosegundo (conheça as vantagens do laser para o implante do anel). Independente do método utilizado, iniciamos fazendo marcações na córnea para centralizar e posicionar o anel. Posteriormente, com um bisturi de diamante calibrado, é feito um 

A visão melhora progressivamente em um intervalo de 2 a 6 meses, mas o paciente pode voltar ao trabalho em geral dentro de 3 dias. Após 2 meses da cirurgia fazemos um novo óculos que já irá melhorar a visão. 

 

Veja como é o pós-operatório.

Ceratocone

Conheça tudo sobre esta doença ocular
video youtube

Veja o Vídeo dessa Cirurgia

Assista no YouTube o meu vídeo realizando essa cirurgia.

Blog:

Acompanhe os principais artigos sobre Ceratocone em meu Blog.

dicas alergia ocular

10 dicas para melhorar a alergia ocular

  A alergia ocular é um problema muito comum. Milhares de pessoas sofrem com coceira,...
Leia mais
crosslinking ceratocone

Cuidado! O Crosslinking para Ceratocone não pode esperar.

  Quem tem Ceratocone sofre diariamente com a visão embaçada, distorcida e dupla. Além disso,...
Leia mais
pessoa cega

Posso ficar cego pelo Ceratocone?

  A visão é um dos principais sentidos dos seres humanos e, ao mesmo tempo,...
Leia mais
Iniciar conversa
1
Olá, você está em busca de algum tratamento para doenças oculares? Envie sua mensagem por Whatsapp agora mesmo. Clique no botão abaixo.