(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

A Lente Multifocal é a ideal para mim?

A Lente Multifocal é a ideal para mim

No meu dia a dia vejo muitos pacientes se deparando com dúvidas sobre Lente multifocal. Após uma consulta com o oftalmologista recebem o diagnóstico de catarata e, além disso, a informação de que será implantada uma lente dentro do olho e que deverá fazer essa escolha. Já adianto que a resposta para essa dúvida é um grande DEPENDE e vou explicar o porquê.

 

A Lente Multifocal é a ideal para mim?

Cada pessoa tem uma expectativa diferente com a cirurgia de catarata. Muitos querem aproveitar essa oportunidade para também se livrar dos óculos após a cirurgia. Uma ótima chance para resolver duas coisas de uma só vez, não é? Fora a economia anual não precisando mais trocar sempre de óculos, pois as armações e lentes de qualidade não são nada baratas.

 

Lentes intraocular

É importante entender um pouco mais sobre a lente intraocular. Ela é colocada no lugar do cristalino ou da catarata e é a grande responsável pela correção do grau após a cirurgia de catarata. Além disso, a lente fica fixa dentro do olho e não precisa ser trocada, manipulada e tão pouco é sentida pelo paciente.

Dito isso, as melhores lentes do mundo para a correção da visão para longe e perto são as lentes multifocais, em especial as lentes TRIFOCAIS. Essas lentes conseguem dar o foco de longe, meia-distância (60cm, a distância do computador) e perto (40cm, a distância de leitura) em ambos os olhos e são as que mais trazem independência dos óculos. Ela transmite 88% da luz que chega aos olhos e a divide em 25% para perto, 25% para intermediário de 50% para longe.

Os estudos internacionais mostram que 96 a 98% dos pacientes que implantam as lentes trifocais ficam livres dos óculos para todas as atividades. Contudo, é sempre importante lembrar que na medicina nada é exato e uma pequenina porcentagem de pacientes podem precisar de óculos mesmo com essa lente.


É importante entender também essas lentes não são milagrosas e não trazem a visão de 18 anos de idade. É comum a visão de halos ao redor das luzes a noite (como círculos leves concêntricos), como faróis, postes e semáforos. Esses halos costumam serem percebidos continuamente por cerca de 20% dos pacientes, mas diminui com o passar dos meses e incomoda pouco.

Além disso, como eu expliquei anteriormente, 25% da luz é usada para perto, ou seja, para uma leitura eficiente é importante uma boa iluminação, como uso de abajures e brilho alto na tela do celular.

Em resumo, as lentes multifocais atuais (trifocais) são muito modernas e são excelentes opções para quem quer se livrar dos óculos após a cirurgia de catarata, entendendo bem suas limitações, vantagens e desvantagens. Para sua maior segurança e satisfação, sempre procure profissionais especialistas em cirurgia de catarata e implante de lentes premium. Ficou interessado nesse tipo de lente ou gostaria de uma avaliação? Agende sua consulta que terei o maior prazer em te atender.

Artigos relacionados

Escreva uma resposta