(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

O que é Catarata e preciso operar?

O que é catarata

Uma das perguntas mais comuns é: O que é Catarata e preciso operar? Por isso um dos diagnósticos mais comuns em consultórios oftalmológicos é a catarata; mas vamos entender melhor o que ela é e se vale a pena operá-la.

 

O que é Catarata?

Todos nós nascemos com o Cristalino que é a lente natural dentro do olho. Ele tem a função de focar as imagens de longe e de perto. Ele nasce transparente, contudo, com o passar dos anos ele vai tornando-se progressivamente opaco. Quando o cristalino apresenta essas opacidades é então denominada a Catarata.

Isso é um processo natural e todos iremos passar por ele, algumas pessoas perto dos 50 anos e outras perto dos 80, mas na média os brasileiros apresentam catarata aos 65 anos. A formação da catarata é um processo lento e progressivo e muitas vezes o paciente se assusta com o diagnóstico do médico, pois nunca havia reparado na piora da visão. Isso é muito comum no dia a dia, pois como a visão vai embaçando aos poucos, as pessoas não percebem ou só percebem quando já está muito ruim.

 

É necessário operar da catarata?

Tudo bem, já entendemos o que é catarata…, mas será que preciso operar? Como eu disse, muitas vezes a pessoa não percebe a piora na qualidade de visão, mas durante o exame oftalmológico podemos detectar essa piora. Após a cirurgia, quase todos os pacientes relatam que a visão melhorou muito, ganhou nitidez e ficou tudo mais claro e branco, mesmo os que não notavam a visão tão ruim antes da cirurgia.

Além disso, a cirurgia de catarata é uma ótima oportunidade para quem quer se livrar dos óculos. Como na cirurgia sempre é implantado uma lente para substituir o cristalino que está fosco, com essa mesma lente podemos corrigir o grau. Para isso, existem diversos tipos de lentes, sendo que as mais simples corrigem apenas a catarata e costuma sobrar um pouco de grau, mas as mais modernas conseguem também corrigir todo o grau e diminuir muito a dependência dos óculos.

 


 

A cirurgia de catarata evoluiu muito nos últimos 20 anos e atualmente pode ser feita apenas com colírio de anestesia, sem injeções, sem uso de tampão que oclui os olhos, e com retorno as atividades diárias em poucos dias. O médico tem o papel de orientar, explicar qual o grau da catarata, quais benefícios e riscos a cirurgia pode ter, mas, entendendo bem as vantagens e desvantagens da cirurgia, a palavra final na decisão de operar ou não é exclusivamente do paciente. É ele quem decide se está na hora de operar, se quer tentar melhorar a visão e também se quer tentar se livrar dos óculos.

É importante fazer sua avaliação e cirurgia com um médico oftalmologista especializado em cirurgia de catarata, pois o planejamento e execução da cirurgia são essenciais para o resultado final e satisfação do paciente. Ficou interessado na cirurgia de catarata ou quer tirar dúvidas? Agende uma consulta, terei o maior prazer em atende-lo.

Artigos relacionados

Escreva uma resposta