(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Conheça tudo sobre a Lente Artisan / Artiflex para Alta Miopia

alta miopia artisan artiflex

 

Só quem é alto míope entende o sofrimento de não conseguir enxergar nada sem os óculos ou as lentes de contato. Coisas básicas como acordar de madrugada para ir ao banheiro, escolher entre o shampoo ou condicionador ou ler um livro a noite na cama são impossíveis sem o uso dos óculos ou lentes de contato.

Geralmente as lentes de contato proporcionam uma melhor visão, com menos distorção e menor redução no tamanho das imagens, mas em compensação costumam ser mais desconfortáveis e dependem de cuidados especiais (como não dormir, tomar banho ou entrar no mar e piscina com as lentes). Já os óculos costumam ser grossos, pesados, caros e distorcem muito as imagens.

Para corrigir o grau dessas pessoas com altos graus de miopia, em geral, não é possível realizar a cirurgia refrativa à laser, pois a córnea não suporta tamanha aplicação de laser para corrigir altos graus. Nesses casos temos uma excelente solução que é o Implante de Lente Artisan ou Artiflex.

 

 

O que é alta miopia?

Primeiro, é importante entender o que é a Miopia. Esse tipo de grau ocorre porque os olhos são maiores do que o esperado, com isso a imagem acaba sendo focalizada na frente da retina. Consideramos uma pessoa Alto Míope quando seu grau é acima de 6 dioptrias (graus) ou então quando seu olho tem um comprimento maior que 26mm (a média das pessoas é de 23 a 24 mm). Muitas pessoas se preocupam também se existem riscos pela alta miopia e sim, existe um risco maior de alterações na Retina.

A retina é uma estrutura muito fina, mas muito importante, que recobre os olhos por dentro. Elas são como se fossem o filme de uma câmera fotográfica que captura as imagens. Lembra-se que quem é alto míope tem o olho maior? Então imagine que sua Retina fosse como uma bexiga de festa, quanto maior ela fica, mais fina acaba ficando. A Retina é a mesma coisa, ela acaba sendo muito fina nos pacientes alto míopes, o que aumenta o risco para roturas (rasgos) e possíveis descolamentos de retina. Por isso sempre orientamos os pacientes alto míopes de realizar um exame oftalmológico com mapeamento de retina uma vez ao ano.

 

 

Como funciona a Lente Artisan / Artiflex?

Essas lentes são implantadas dentro dos olhos presas na íris (colorido dos olhos) para a correção total do grau, calculada de acordo com o grau dos óculos. Essa lente consegue corrigir até aproximadamente 22 graus de miopia, 12 graus de hipermetropia e 7 graus de astigmatismo. Além disso, a Lente Artisan / Artiflex é permanente, ou seja, ficará dentro dos olhos até o dia que o paciente tiver catarata, oportunidade na qual tiraremos a lente, fazendo a cirurgia de catarata e implantando uma nova lente, como em qualquer cirurgia de catarata.

Também é importante entender que, como essas lentes ficam dentro dos olhos, não sentimos ela, tão pouco elas precisam ser colocadas e tirada todos os dias.

 

 

Qual a diferença da Lente Artisan e Artiflex?

Existem dois modelos diferentes de lentes de fixação iriana (ou seja, lentes implantáveis que ficam presas na íris), a Artisan e Artiflex. A diferença é que a Artisan é uma lente rígida e a Artiflex é uma lente dobrável, cada uma com vantagens e desvantagens. O que irá definir qual modelo de lente que usaremos é o grau do paciente.

Em graus menores de miopia e com até 1,25 de astigmatismo costumamos preferir a lente Artiflex, pois ela depende de um corte menor (3 mm) para ser implantada e com isso tem uma recuperação visual mais rápida. Já em graus de miopia maiores, em graus de hipermetropia ou em casos de maior astigmatismo nós optamos pela lente Artisan, pois com ela podemos corrigir todo o grau, apesar dela depender de um corte um pouco maior (5 a 6 mm) para ser implantada, fazendo com que a visão demore um pouco mais para alcançar a recuperação total, até a retirada dos pontos.

 

lente artisan artiflex

 

 

Como é feita a Cirurgia da Lente de Artisan ou Artiflex?

A cirurgia é realizada com anestesia local associada a uma leve sedação, ou seja, o paciente não sente nenhuma dor e geralmente não se lembra da cirurgia. Através de um pequeno corte de 3 a 6 mm (a depender do modelo da lente) na córnea, a lente é introduzida na parte da frente olho e fixada na íris (parte colorida do olho). São feitos de 1 a 5 pontos para fechar o corte, sendo removidos entre 15 e 60 dias. A cirurgia dura em média de 30 minutos, permanecendo com curativo oclusivo por um dia. Além disso, são prescritos colírios por aproximadamente 30 dias.

Quer ver como é feita a cirurgia? Veja esse vídeo abaixo de uma implante de Artiflex em um paciente alto míope realizada por mim.

 

 

Como é o Pós-Operatório da Cirurgia de Artisan ou Artiflex?

O paciente tem alta do hospital com um curativo oclusivo no olho operado, curativo esse que é retirado no dia seguinte em um retorno ao hospital. Em geral no dia seguinte à cirurgia sente-se pouco desconforto, no máximo uma sensação de areia nos olhos e ela costuma durar poucos dias.

A recuperação da visão depende do modelo implantando. Nos casos da Artiflex a recuperação é mais rápida, pois em geral é realizado apenas um ponto na cirurgia e a correção do grau é mais direta, com uma visão boa já no dia seguinte da cirurgia. Já nos casos da Artisan, a recuperação pode ser um pouco mais demorada a depender dos pontos, sendo que alguns casos a visão já está boa no dia seguinte da cirurgia e em outro pode demorar de 15 a 30 dias até a retirada de todos os pontos. A qualidade visual final e a correção do grau é a mesma no dois tipos de lentes.

 

 

Quais os riscos da Cirurgia de Artisan / Artiflex?

Essas lentes foram criadas por um oftalmologista holandês (Jan Worst) em 1977 e são usadas deste então na Europa. No Brasil também é usada há décadas, sendo que o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem é um dos maiores centros no mundo que faz esse tipo de cirurgia.

Os estudos internacionais mostram baixas e raras complicações com essas lentes. Mais de 90% dos pacientes ficam com o grau praticamente zerado (< 1 grau residual) e as complicações acontecem em menos de 5% dos casos, sendo a perda de células endoteliais da córnea a mais comum. Contudo, com a técnica cirúrgica adequada isso também é cada vez mais raro nos dias de hoje.

Existe um risco baixo da lente sair do local, principalmente após uma batida forte no olho como uma bolada, um soco ou um acidente de carro. Caso isso aconteça, o paciente irá perceber que a visão ficará embaçada instantaneamente e deverá procurar seu oftalmologista. O reposicionamento da lente costuma ser tranquilo, restaurando a visão.

É importante entender, como eu expliquei anteriormente, que todo paciente alto míope possui um risco aumentado para alterações e descolamento na retina. Esse risco não é aumentado pela cirurgia, mas ele permanece com a correção do grau.

 

 

Tem interesse na Cirurgia de Implante de Lente Artisan / Artiflex? Entre em contato para o agendamento de uma consulta. Opte sempre por profissionais qualificados e com experiencia, a saúde dos seus olhos é um dos nossos bens mais preciosos.

 

Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Artigos relacionados

Escreva uma resposta