(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Qual é a melhor lente para a cirurgia de catarata?

Qual é a melhor lente para a cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata sempre acompanha a implantação de uma lente intraocular, ou seja, uma lente dentro do olho. Essa lente é responsável pela correção do grau, seja parcial ou completamente, a depender da sua tecnologia. Além disso, essa lente é definitiva e ficará dentro dos olhos para o resto da vida, não saindo do lugar e não podendo ser trocada, salvo em casos muito raros e especiais. A troca da lente sempre envolve riscos e evitamos a qualquer custo. Mas então, qual é a melhor lente para a cirurgia de catarata?

 

 

Lente para a cirurgia de catarata

Todas a lentes resolvem a catarata e melhoram a visão, mas o que muda entre elas é a qualidade da visão, a capacidade de corrigir o grau e a capacidade de dar visão de longe e perto. Vamos conversar mais um pouco sobre essas características. Por isso, é necessário entender a diferença entre elas. Vejamos:

 

Monofocal x Multifocal

A Lente Multifocal é a melhor lente para dar independência dos óculos, pois ela proporciona visão de longe, intermediário e perto em ambos os olhos, deixando de 96 a 98% dos pacientes livre dos óculos. São as lentes mais modernas do mundo, trazendo toda tecnologia de ponta da oftalmologia. É a lente ideal para quer não quer mais usar óculos após a cirurgia. É importante entender que ela depende de boa luminosidade, pois divide a luz em três pontos. Além disso, alguns pacientes podem ver halos ao redor das luzes de postes e faróis durante a noite, principalmente nos primeiros meses.

Já a lente Monofocal tem apenas um ponto de foco, ou seja, concentra 100% da energia luminosa em um ponto, seja para perto ou para longe. Nesse caso o paciente escolhe se terá uma visão para longe com os dois olhos e usará um óculos para perto, ou se faremos uma visão balanceada, deixando um olho para perto e outro para longe.

A visão balanceada ou monovisão é um ótimo recurso e costumo fazer na maioria dos pacientes que operam com a lente monofocal, pois proporciona uma independência maior dos óculos para as atividades de visão intermediárias (leitura de letras maiores no celular, computador, prato de comida, entre outros). Um óculos pode ser necessário para letras pequenas, colocar fio na agulha, fazer as unhas ou dirigir a noite.

A escolha entre a lente monofocal ou multifocal que irá determinar a maior independência os óculos após a cirurgia. Lembrando que nenhuma delas é garantia absoluta de independência, pois varia muito das exigências visuais de cada um e da neuroadaptação.

 

Esférica x Asférica

Essa diferença tem relação com a tecnologia de fabricação da lente e impactam na qualidade visual. As lentes asféricas possuem desenho de curvatura específico que diminui as distorções periféricas e o brilho nas luzes, ou seja, proporcionam melhor qualidade visual.

Já as lentes esféricas não possuem esse desenho diferenciado, sendo mais simples, e gerando um pouco de distorção na periferia da visão e um pouco mais de brilho nas luzes. Todas as lentes multifocais são asféricas, mas as monofocais podem ser asféricas ou esféricas. Para quem deseja a melhor qualidade visual possível, em geral, as Lentes Asféricas são as preferidas.

 

 

Lentes Tóricas – Correção do Astigmatismo

Muitos já ouviram falar do astigmatismo geralmente presente nos óculos. Ele representa o grau de distorção da córnea, ou seja, o quanto ela foge do padrão esférico perfeito. É normal termos um grau baixo de astigmatismo, mas ele prejudica a qualidade visual. Contudo, ele também pode ser resolvido na cirurgia de catarata com as lentes tóricas. Alguns pacientes podem precisar dessa lente para a correção total do grau e melhora da qualidade visual.

Apenas os exames pré-operatórios e a experiência do cirurgião confirmarão essa necessidade. Quando indicado pelo seu médico, esse tipo de lente é fundamental para quem deseja melhor qualidade visual e maior independência dos óculos. Ela pode ser associada com a lente multifocal ou com a monofocal. Existem diversas lentes no mercado e para cada perfil de paciente existe uma lente ideal.

O papel do médico é orientar e guiar na escolha trará mais benefícios, mas a escolha final sempre será do paciente. Procure sempre um oftalmologista experiente, atualizado e que esteja acostumado com os diversos tipos de lente. Só assim você poderá ter uma escolha segura e tranquila e uma maior chance de bons resultados.

Artigos relacionados

1 Responder
  1. Nilza

    Qual a lente mas usa em cirugia de catarata.qual e a melhor lente,a mas cara e melhor pq são tantas lentes que médico indica que fico com duvida

Escreva uma resposta