(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Posso fazer Crosslinking junto do Implante do Anel Intraestromal?

Crosslinking junto do Implante do Anel Intraestromal

O ceratocone é uma doença que distorce a córnea, causando aumento do grau (principalmente do astigmatismo) e piora da visão. Além disso, o ceratocone tem uma tendência a progredir, ou seja, a piorar progressivamente se nada for feito. O Crosslinking junto do Implante do Anel Intraestromal (Anel de Ferrara) é uma das melhores alternativas para melhorar a visão dos pacientes com ceratocone. O objetivo do anel é regularizar a córnea, reduzindo o grau e melhorando a visão. Geralmente após a cirurgia será necessário o uso de óculos, mas com grau menor do que inicialmente e chegando a uma qualidade visual melhor. Contudo, o anel não reduz a progressão do ceratocone.

 

O Crosslink

O Crosslinking é o tratamento de escolha para estabilizar o ceratocone. Algumas vezes pode melhorar um pouco a visão, mas também pode causar um pouco de piora nos primeiros meses pela cicatrização. Contudo, o objetivo não é visual e sim estabilizar a doença. A estabilização é fundamental para evitar piora na visão e necessidade de transplante de córnea. O Crosslinking é indicado nos casos em que há progressão comprovada pelo oftalmologista, não sendo necessário em todos os casos.

 

Posso fazer o Crosslinking junto do Implante do Anel?

Sim, na maioria dos casos é possível fazer as duas cirurgias juntas e isso trás diversos benefícios. O principal é a recuperação mais rápida da cirurgia, pois os procedimentos são realizados em conjunto e a cicatrização acontece de uma única vez. Além disso, a melhora na visão será mais rápida, pois o anel já irá fazer desde o início, não sendo necessário aguardar a cicatrização do Crosslinking.

 

Posso fazer a cirurgia dos dois olhos no mesmo dia?

Sim, é possível fazer a cirurgia de ambos os olhos no mesmo ato cirúrgico, tanto dos procedimentos combinados quanto isoladamente. A vantagem é a recuperação da visão de ambos os olhos de forma simultânea, diminuindo o tempo para alcançar a qualidade visual final.

Contudo, nos primeiros 20 dias após a cirurgia a visão costuma ficar embaçada, dificultando as atividades cotidianas. Nos casos que o paciente não pode se afastar do trabalho ou estudo, os olhos podem ser operados em dias separados. Isso pode dar maior conforto e possibilidade de manter as atividades cotidianas, precisando se afastar por apenas uma semana em cada cirurgia.

 


 

Qual procedimento é mais importante, o implante do anel ou o Crosslinking?

Cada cirurgia tem seu objetivo. O anel visa melhorar a visão e o Crosslinking visa estabilizar a doença. Caso o paciente opte por realizar apenas um dos procedimentos, o aconselhável é realizar o Crosslinking inicialmente, pois assim o ceratocone estará estabilizado e podemos realizar a cirurgia do implante do anel em outro momento. Contudo, caso o Crosslinking não seja realizado, o ceratocone poderá progredir, levando a piora na visão e até necessidade de transplante de córnea.

Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Artigos relacionados

Escreva uma resposta