O DALK (Deep Anterior Lamellar Keratoplasty) é uma técnica moderna de transplante na qual trocamos apenas os 95% anteriores da córnea e mantemos as células endoteliais do paciente, isso diminui muito a rejeição e faz o transplante poder durar por toda a vida. É uma cirurgia bem mais desafiadora tecnicamente e depende de grande experiencia do cirurgião.
Tem o objetivo de melhorar a visão e geralmente com ótimo resultado, podendo trazer próximo a 90% de visão.
Ele é realizado com anestesia local, demora aproximadamente 2 horas de cirurgia e o tampão é retirado no dia seguinte à cirurgia. Na cirurgia são feitos 16 pontos com um fio de nylon da espessura de um fio de cabelo e esses pontos são responsáveis por segurar o transplante no lugar e também pelo grau do transplante. Esses pontos podem ser tirados a partir do quarto mês de cirurgia, com objetivo de tirar todos perto de 1 ano de cirurgia.
O objetivo é alcançar uma boa visão com 1 ano e meio do transplante, pois depende da retirada dos pontos e correção do grau. É muito comum e esperado que após a retirada dos pontos o paciente fique com grau alto, muitas vezes entre 4 e 10 de astigmatismo, e dispomos de várias técnicas para corrigir esse grau residual, como a cirurgia a laser. Depois da correção do grau, o paciente pode usar um óculos com grau baixo para o acerto final da visão ou as vezes pode até não precisar de óculos.
É importante entender que o anel não cura o ceratocone e não estabiliza o mesmo, sendo indicado o Crosslinking de Córnea nesses casos, que pode ser feito junto do implante do anel. Além disso, o objetivo com o anel é melhorar a visão COM óculos e não livrar o paciente dos óculos.
Assista no YouTube o meu vídeo realizando essa cirurgia.
Acompanhe os principais artigos sobre Ceratocone em meu Blog.
Automated page speed optimizations for fast site performance