(47) 3481-5333 | 98916-7420contato@drgabrielferreira.com.br
Dr. Gabriel Ferreira - CRM-SC 25614 | RQE 16624
Atendimento
Humanizado
Médico Especialista
Em córnea e catarata
Localização
Hospital de Referência

Lente Artisan ou Artiflex

Conheça mais sobre este procedimento

Implante de Lente de Fixação Iriana (Lente Artisan ou Artiflex)

As Lentes Artisan/Artiflex são Lentes Fácicas, ou seja, lentes intraoculares que implantamos em quem ainda tem cristalino com o objetivo de corrigir o grau. Geralmente optamos por esse tipo de cirurgia nos pacientes com alto grau, quando a Cirurgia Refrativa à Laser não é uma opção. São lentes de fabricação Holandesa, mas usada há muitos anos em todo o mundo, com segurança e eficácia comprovadas. 

 

Como funcionam as Lentes Artisan/Artiflex?

Essas lentes são implantadas dentro dos olhos presas na íris (colorido dos olhos) para a correção total do grau, calculada de acordo com o grau dos óculos. Essa lente consegue corrigir até aproximadamente 22 graus de miopia, 12 graus de hipermetropia e 7 graus de astigmatismo. Além disso, a Lente Artisan / Artiflex é permanente, ou seja, ficará dentro dos olhos até o dia que o paciente tiver catarata, oportunidade na qual tiraremos a lente, fazendo a cirurgia de catarata e implantando uma nova lente, como em qualquer cirurgia de catarata.

Também é importante entender que, como essas lentes ficam dentro dos olhos, não sentimos ela, tão pouco elas precisam ser colocadas e tirada todos os dias.

 

artisan lente artiflex fixação iriana correção de grau

 

Qual a diferença da Lente Artisan e Artiflex?

Existem dois modelos diferentes de lentes de fixação iriana (ou seja, lentes implantáveis que ficam presas na íris), a Artisan e Artiflex. A diferença é que a Artisan é uma lente rígida e a Artiflex é uma lente dobrável, cada uma com vantagens e desvantagens. O que irá definir qual modelo de lente que usaremos é o grau do paciente.

Em graus menores de miopia (até 16 D) e com até 1,25 de astigmatismo costumamos preferir a lente Artiflex, pois ela depende de um corte menor (3 mm) para ser implantada e com isso tem uma recuperação visual mais rápida. Já em graus de miopia maiores (até 23 D), em graus de hipermetropia ou em casos de maior astigmatismo nós optamos pela lente Artisan, pois com ela podemos corrigir todo o grau, apesar dela depender de um corte um pouco maior (5 a 6 mm) para ser implantada, fazendo com que a visão demore um pouco mais para alcançar a recuperação total, até a retirada dos pontos.

 

 

Quais as indicações da Cirurgia?

As principais indicações são em pacientes com alto grau que não pode fazer a cirurgia refrativa a laser. Além disso, quando fazemos cirurgia de Transplante de Córnea ou Implante de Anel Intraestromal, é comum o paciente ficar com altos graus residuais, tanto de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Muitas vezes Também precisamos corrigir esse grau com o implante dessas lentes.

 

 

Como é o Pós-Operatório da Cirurgia de Artisan ou Artiflex?

O paciente tem alta do hospital com um curativo oclusivo no olho operado, curativo esse que é retirado no dia seguinte em um retorno ao hospital. Em geral no dia seguinte à cirurgia sente-se pouco desconforto, no máximo uma sensação de areia nos olhos e ela costuma durar poucos dias.

A recuperação da visão depende do modelo implantando. Nos casos da Artiflex a recuperação é mais rápida, pois em geral é realizado apenas um ponto na cirurgia e a correção do grau é mais direta, com uma visão boa já no dia seguinte da cirurgia. Já nos casos da Artisan, a recuperação pode ser um pouco mais demorada a depender dos pontos, sendo que alguns casos a visão já está boa no dia seguinte da cirurgia e em outro pode demorar de 15 a 30 dias até a retirada de todos os pontos. A qualidade visual final e a correção do grau é a mesma no dois tipos de lentes.

 

 

Quais os riscos da Cirurgia de Artisan / Artiflex?

Essas lentes foram criadas por um oftalmologista holandês (Jan Worst) em 1977 e são usadas deste então na Europa. No Brasil também é usada há décadas, sendo que o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem é um dos maiores centros no mundo que faz esse tipo de cirurgia.

Os estudos internacionais mostram baixas e raras complicações com essas lentes. Mais de 90% dos pacientes ficam com o grau praticamente zerado (< 1 grau residual) e as complicações acontecem em menos de 5% dos casos, sendo a perda de células endoteliais da córnea a mais comum. Contudo, com a técnica cirúrgica adequada isso também é cada vez mais raro nos dias de hoje.

Existe um risco baixo da lente sair do local, principalmente após uma batida forte no olho como uma bolada, um soco ou um acidente de carro. Caso isso aconteça, o paciente irá perceber que a visão ficará embaçada instantaneamente e deverá procurar seu oftalmologista. O reposicionamento da lente costuma ser tranquilo, restaurando a visão.

É importante entender, como eu expliquei anteriormente, que todo paciente alto míope possui um risco aumentado para alterações e descolamento na retina. Esse risco não é aumentado pela cirurgia, mas ele permanece com a correção do grau.

video youtube

Veja o Vídeo dessa Cirurgia

Assista no YouTube o meu vídeo realizando essa cirurgia.

Blog:

Acompanhe os principais artigos sobre Artisan/Artiflex em meu Blog.

alta miopia artisan artiflex

Conheça tudo sobre a Lente Artisan / Artiflex para Alta Miopia

  Só quem é alto míope entende o sofrimento de não conseguir enxergar nada sem...
Leia mais
Iniciar conversa
1
Olá, você está em busca de algum tratamento para doenças oculares? Envie sua mensagem por Whatsapp agora mesmo. Clique no botão abaixo.